Alunos do Campus Ananindeua/IFPA participam de visita à Fábrica CIBRASA Cimentos Brasil S/A em Capanema

• Escrito por samara miranda
  • Criado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h01
  • Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h01
  • Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h01
  • Acessos: 1507

No dia 25 de maio de 2018 os alunos e alunas do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho do IFPA Campus Ananindeua participaram da visita técnica à Fábrica CIBRASA Cimentos Brasil S/A localizada no município de Capanema/PA. A Fábrica CIBRASA é uma empresa especializada em cimento, areia, artefatos de cimento e concreto pertencente ao grupo Cimento Nassau. Sendo reconhecida como uma das maiores em seu segmento, possui doze grandes fábricas de Cimento e Agregados e está presente em diversas regiões do país.

A visita técnica foi organizada pela coordenação do curso de Segurança do Trabalho e executada com apoio dos docentes Maurício Maia, Mara Líbia, Patrícia Batista e Jaiza Soares e com apoio da Direção de Ensino do Campus Ananindeua. Duas turmas concluintes foram envolvidas na atividade, totalizando 34 discentes participantes.

“A atividade de visita técnica faz parte da composição curricular do curso de Segurança do Trabalho e possibilita ampliar a qualidade da formação dos alunos, oferecendo alternativas metodológicas de aprendizagem, além de aproximar e contextualizar conhecimentos e a realidade do mercado de trabalho”, destaca o Prof. Lair Meneses, Diretor de Ensino do Campus Ananindeua.

As turmas envolvidas puderam conhecer todo o processo de produção da fábrica de cimento. Os alunos também participaram da apresentação do funcionamento da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho desenvolvida na empresa. Além disso, foram realizados debates no auditório da empresa envolvendo os mais variados temas relacionados a área de Segurança do Trabalho.

Para o Prof. Maurício Maira, Coordenação de Pesquisa e Extensão e inovação Tecnológica do Campus Ananindeua, “o objetivo da atividade foi alcançado. As atividades complementares como: de iniciação científica, projetos de extensão, vistas técnicas ou monitoradas, estágios curriculares são alguns exemplos de que o conhecimento pode superar os limites da sala de aula. Vale ressaltar, que o processo de formação técnica tem que estar constantemente se adaptando a um mercado cada vez mais exigente e dinâmico”.

O campus Ananindeua tem avançado nas áreas de ensino pesquisa e extensão. Novos cursos foram implantados, o número de vagas foi ampliado além da contratação de novos docentes e servidores técnicos administrativos foram contratando com o objetivo de oferecer uma formação técnica, pública e de qualidade para a sociedade do município de Ananindeua.

Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018