Professores do Campus Ananindeua concluem Pós-Graduação em Docência

• Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h03
  • Última atualização em Terça, 29 de Dezembro de 2020, 16h03

Professores do Campus Ananindeua concluem Pós-Graduação em Docência

A partir desta sexta-feira (22), professores do IFPA Campus Ananindeua apresentam monográfica de conclusão do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A formação tem como objetivo habilitar a docência, tendo como fundamento a associação entre teoria e prática da formação pedagógica aos profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis e tecnólogos) para atuar na Educação Profissional de Nível Médio.

Apresentações:

TEMA: MÉTODO COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS DO IFPA.

NOME: Guilherme Damasceno Silva

ORIENTADOR: Dr. Denis Carlos Lima Costa;

BANCA: Dr. Messias de Nazaré Guimarães; Dr. Ricardo Morais de Miranda

LOCAL: Sala de Informática;

DATA: 22/06/2018;

HORA: 18:00 às 19:00 horas.

TEMA: PROPOSTA DE CURSO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INCENTIVO A JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA EM ESCOLA PÚBLICA.

NOME: Patrick Félix Almeida da Silva;

ORIENTADOR: Dr. Denis Carlos Lima Costa;

BANCA: Antônio Jorge Paraense da Paixão, Messias de Nazaré Guimarães Ferreira Júnior;

LOCAL: Sala de Informática;

DATA: 26/06/2018;

HORA: 08:00 às 09:00 horas

AUTOR: MSc.Lair Aguiar de Meneses

TÍTULO: Uso de Ferramentas das Tecnologias Educacionais e da Informação para Integração de Disciplinas dos Cursos Técnicos na Modalidade Integrado

ORIENTADOR: Drº Denis Carlos Lima Costa

ANO DE CONCLUSÃO DO TRABALHO: 2018

LINHAS GERAIS DO TRABALHO:

Este trabalho apresenta uma metodologia de integração de componentes curriculares presentes no ensino médio técnico integrado. São utilizados componentes de ementários das disciplinas de matemática e física e com uso de tecnologias da informação e comunicação são desenvolvidos algoritmos para melhor compreensão dos conteúdos de alguns componentes curriculares presentes no ensino médio.

DATA: 26 de junho de 2018 às 11:00 na sala 02 do Campus Ananindeua

AUTOR: Luciano Ferreira Margalho

TÍTULO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO MEDIADOR SEMIÓTICO NO ENSINO DA BOTÂNICA

ORIENTADOR:Thais do Socorro Pereira Pompeu Sauma

ANO DE CONCLUSÃO DO TRABALHO: 2018

LINHAS GERAIS DO TRABALHO:

A conversão do saber objetivo em saber escolar, de modo a torná-lo assimilável pelos alunos é tarefa de educação escolar. Neste sentido, a utilização da tecnologia educacional auxilia o processo da Transposição Didática Interna, como um mediador semiótico. Para facilitar esta transposição didática, foi criado um aplicativo para dispositivo móvel de identificação vegetal. O objetivo do aplicativo é identificar vegetais no nível taxonômico de família. O aplicativo funcionará como uma chave dicotômica para a identificação do vegetal, isto é, o aluno deverá optar entre duas opções de características do vegetal e a cada escolha levará a uma outra opção até chegar na família botânica. O aplicativo será utilizado no processo avaliativo da disciplina de taxonomia vegetal, aqui considerada a disciplina dominante. As disciplinas de apoio serão morfologia vegetal, ecologia e informática básica, no ensino superior. A interdisciplinaridade irá trabalhar a conexão entre a disciplina dominante e as disciplinas de apoio, selecionando o que elas têm em comum. A transversalidade se dará através do estudo e da aplicação de metodologias de ensino que instrumentalizem os discentes para uma ação pedagógica que integre os conteúdos escolares tradicionais aos conteúdos mais voltados para o cotidiano. Espera-se que o aplicativo para identificação de famílias botânicas, enquanto mediador semiótico possa facilitar o entendimento dos conteúdos sobre morfologia vegetal e taxonomia vegetal no ensino superior. No curso de biologia com conteúdos específicos da disciplina e em informática, como aplicação do aprendizado das aulas de programação. Espera-se que o aluno tenha acesso aos conteúdos específicos através de uma metodologia inovadora e interativa.

DATA: 26/06/2018 às 9:00.

Publicado: Quinta, 21 de Junho de 2018